Trocando de roupa para o Banquete Nupcial

Trocando de roupa para o Banquete Nupcial
Caminhada para o Céu

terça-feira, 3 de abril de 2012

"Cardeal eu? ... Prefiro o paraíso!" São Felipe Neri



José Alberto Barrera
 ReligioneenLibertad.com - 28 de março, 2012

Cardeal eu? ... Prefiro o paraíso!

Retomando à famosa frase que São Felipe Néri, apóstolo de Roma, disse ao Papa Sisto V, quando ele o quis nomear o cardeal, a distribuidora européia European Dreams Factory  traz aos cinemas espanhóis neste fim de semana, um filme que toca a todos que o vêem.

"Prefiro o Paraíso" é uma produção da RAI que em sua estréia na televisão italiana em 20 de setembro de 2010 foi vista por 6.345.000 espectadores com 23,88% de audiência, demonstrando que o filme cristão pode ser um fenômeno de massa.




Alguns dias atrás eu pude assistir à sua pré-estréia, para uma platéia de pessoas da Igreja e eu lhes asseguro que faltaram os lenços de papéis na sala. O filme nos fez rir, nos fez chorar e o mais importante, nos fez rezar, já que tem o sabor das coisas de Deus, que te deixa inchado seu coração enchendo-o com o desejo de conquistar o mundo para Cristo.

Assim como Deus fez com São Felipe Neri, que com as licenças do enredo do filme é apresentado como um eremita que vem a Roma  querendo ser missionário da Companhia de Jesus na Índia, missão tinha realmente desejo - para descobrir que as índias estavam em Roma, juntamente com as crianças de rua e pessoas carentes.

Este santo particular, cujo coração estava inflamado do lado esquerdo do peito literalmente - a tal ponto que na sua autópsia mostrou uma costela quebrada, teve a virtude da alegria e oração, sendo usado por Deus para converter e curar muitos.




Além disso, é claro, teve a sua dose de cruz, incompreensão, e perseguição dos bons, que   não são senão os irmãos da Igreja, que sempre ajudam os santos a serem santos, purificando a sua intenção e acrisolando sua alma na humildade.

O filme nos dá pinceladas de tudo isso para fazernos vibrar com um humilde Fillipo Neri que se instala nas catacumbas junto aos meninos de rua, com esplêndidas tomadas perto do mausoléu de Cecília Metella, e mais tarde muda-se para a igreja de San Girolamo della Carità para finalmente conquistar do próprio Papa o título de cardeal.

O melhor do filme?

Que se pode trazer toda a família (as crianças saem encantadas do filme, na projeção de  ontem  aplaudiram loucamente ), que também serve para adultos, e espero que algum  incrédulo confuso possa vê-la no cinema, pois ele tem o potencial para tocar todas as pessoas.

Pelo menos é o que quer a distribuidora  European Dreams Factory que foi criada especificamente para levar "Bella" para a Espanha (filme de Eduardo Verastegui) e segue tentando trazer um filme diferente num panorama como o do cinema Espanhol, em que tanto escasseia o edificante.




Todo o tempo esta distribuidora tenta trazer filme cristão, sabendo que com eles com a maioria se perde dinheiro, e merece todo o nosso apoio, pois eles são uma gota de água fresca no deserto.

Que melhor maneira de apoiar a iniciativa para conseguir que muitos cristãos vão ao cinema neste fim de semana convidando  familiares e amigos para passar ummomento emocionante e cheio de sentido nas mãos de São Felipe Neri.

Desde então eu quero assistir mais uma vez, porque é um daqueles filmes que você ama tanto que pode ser visto duas vezes e te voltam a emocionar.

E para a Semana Santa, vida e paixão de nosso Senhor Jesus Cristo e biografia São Filipe Neri, para ver se eu pego um pouco de sua loucura santa e seu jeito carismático de transparecer a Jesus Cristo ...




Gostou deste artigo? Converse sobre isso com seus amigos e conhecidos:
 www.religionenlibertad.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário