Trocando de roupa para o Banquete Nupcial

Trocando de roupa para o Banquete Nupcial
Caminhada para o Céu

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Regra de ouro para sermos santos.(São João Bosco)



Os Blogs de ReligionenLibertad.com

A Regra de ouro para sermos santos
  18 abril 2012


MIGUEL RIVILLA SAN MARTÍN
Miguel Rivilla Sanmartin, é autor, editor e responsável pelo Blog 'Da minha janela', alojado no espaço da web: www.religionenlibertad.com

A não poucos cristãos lhes assusta o fato de “serem santos”. Pensam, que isso não é para eles, mas para uma minoria de almas escolhidas, às quais o julgamento da Igreja e o sentimento comum do Povo de Deus, lhes considera como heróis ou exemplos inacessíveis para admirar, mas não para imitar.

Nada mais longe da realidade tal apreciação. Deixou-o bem claramente expresso o Concílio Vaticano II no nº 11 da Constituição “Lumen Gentium”: “Todos os fiéis cristãos, de qualquer condição e estado, fortalecidos com tantos e poderosos meios de salvação, são chamados pelo Senhor, cada um em seu caminho, à perfeição da santidade, como é perfeito o  Pai”.

Não existe pois, duas classes de santidade na comunidade cristã: Uma, para os escolhidos com uma vocação singular e outra para a generalidade dos soldados ou pessoas comuns. O  apóstolo São Paulo em suas cartas, ao referir-se aos membros das comunidades cristãs, depois do  batismo recebido, lhes chama “santos”.

Fique claro que não se trata aqui de “supermans” ou heróis dignos de admirar, - como os santos de altar, canonizados pela Igreja- mas de viver cada batizado cumprindo a santa vontade de Deus no estado e lugar que Ele lhes colocou e deste modo conseguir a salvação eterna, fim e meta de nosso viver terreno.

Então, não se pense que isto é coisa fácil ou muito difícil. O cumprir a vontade divina, não é outra coisa que esforçar-se em cumprir todos e cada um dos mandamentos da Lei de Deus e todos sabemos como é duro, custoso e ir contra-corriente que isto supõe.

O grande santo da juventude, São João Bosco, dizia a propósito do tema que nos ocupa : “Meus filhos, não se pode ir ao Céu num carro”. Há que esforçar-se em ir pelo único caminho verdadeiro que Jesus nos ensinou com sua Palavra e com seu exemplo. Vou  dizer a vós jovens a norma de ouro para acertar sempre neste caminho de santidade:

1º- Pensar bem de todos, sem exceção.

2º- Falar bem de todos ou calar-se.

3º- Fazer o maior bem que possais aos demais, sem esperar nada.

Eis aqui condensada e resumida a norma ou regra de ouro que um santo de altar, mestro e guia de outras muitas almas santas propunha.

Como Jesus o jovem rico do Evangelho nos diz a todos e a cada um dos que somos ou nos consideramos seguidores seus: “Faça isto e viverás”. Mãos à obra.

MIGUEL RIVILLA SAN MARTÍN

Gostou deste artigo? Comente-o com teus amigos e conhecidos:
http://religionenlibertad.com/articulo.asp?idarticulo=22048

Nenhum comentário:

Postar um comentário