Trocando de roupa para o Banquete Nupcial

Trocando de roupa para o Banquete Nupcial
Caminhada para o Céu

domingo, 29 de junho de 2014

Ordenado na catedral de Helsinki o sexto sacerdote finlandês desde a Reforma.

ReligionenLibertad.com

Ordenado en la catedral de Helsinki el ¡sexto! sacerdote finlandés desde la Reforma
Ordenado na catedral de Helsinki o sexto  sacerdote finlandês desde a Reforma

C.L. / ReL -  28 junho 2014 - religionenlibertad.com 

Um momento da cerimônia de ordenação do  Padre Anders.

No passado 7 de junho foi ordenado na catedral de Helsinki o já sacerdote Anders Hamberg, que se converteu no último de uma seleta minoria: os seis únicos sacerdotes nascidos na Finlândia que  receberam o sacramento da Ordem desde a Reforma. Além disso o jovem tem o sueco como língua materna, o qual o converte em peça especialmente valiosa para a atenção pastoral para as comunidades de ambas as línguas que coexistem em sua diocese.

A cerimônia teve lugar na catedral de Santo Henrique, e a oficiou o bispo de Helsinki, Teemu Sippo, também finlandês. O catolicismo deste país escandinavo cresce com força, mesmo sendo de  posições de extrema minoria. Há só  uns dez mil católicos, mas são cinco vezes mais que há quarenta anos. Em maio se consagrou o primeiro templo católico na cidade de Kuopio, um edifício vendido à Igreja pela comunidade luterana em novembro de 2013.

No dia seguinte de sua ordenação, o Padre Hamberg oficiou sua primeira missa, também na catedral de Helsinki, e segundo informa The Catholic World Report celebrou no rito tradicional (conforme o missal de 1962 de São João XXIII), algo que se faz ali ao menos uma vez por mês. Don Anders se formou como sacerdote em Roma, e só assistia a missa na igreja da Santíssima Trindade dos Peregrinos, edificada por São Felipe Neri e atendida em Roma pela Fraternidade de São Pedro conforme as diretrizes de  motu próprio Summorum Pontificum de Benedicto XVI.

A primeira tarefa pastoral do novo sacerdote foi organizar uma semana depois da peregrinação anual a Koylio, uma pequena ilha em um lago no sudeste do país, onde se rende tributo a Santo Henrique, patrono da Finlândia, martirizado ali. Era bispo de Upsala (hoje Suécia) quando em 1157 foi assassinado por um homem a quem tinha imposto uma disciplina eclesiástica, precisamente por assassinato, que o criminoso considerou humilhante.

Gostou desse artigo? Comente-o com teus amigos e conhecidos: 

http://religionenlibertad.com/articulo.asp?idarticulo=36338

Nenhum comentário:

Postar um comentário