Trocando de roupa para o Banquete Nupcial

Trocando de roupa para o Banquete Nupcial
Caminhada para o Céu

domingo, 22 de janeiro de 2012

"Preparai-vos para estar perto de todas as pessoas que encontrardes, sem permitir que nenhuma cultura possa constituir uma barreira à Palavra de Vida de que sois anunciadores, também com vossa vida"



Papa: Os Sacerdotes devem ter um desejo profundo de santidade e uma fidelidade heróica.
   


VATICANO, 20 Janeiro 12 / 11:02 am (ACI/EWTN Noticias)


Ao receber esta manhã um grupo de seminaristas do Almo Collegio Capranica de Roma, o Papa Bento XVI ressaltou que os sacerdotes devem ter um profundo desejo de santidade e que além da ascese, devem viver a fidelidade de maneira heróica.


Em seu discurso aos membros da citada instituição, que em 21 de janeiro celebra a festa de Santa Inês, virgem e mártir, o Papa fez algumas reflexões a partir da vida deste testemunho de fé.


"O martírio, para Santa Inês, significou a generosa e livre aceitação de dar sua jovem vida, em sua totalidade e sem reservas, para que o Evangelho fosse anunciado como verdade e beleza que iluminam a existência", indicou o Santo Padre.


O Santo Padre ressaltou depois que "no martírio, Inês sela também outro elemento decisivo de sua vida, a virgindade por Cristo e por sua Igreja. A entrega total no martírio foi precedida pela escolha consciente, livre e madura, da virgindade, como testemunho da vontade de ser totalmente de Cristo (…). Inês, ainda jovem, tinha aprendido que ser discípulos do Senhor quer dizer amá-lo pondo em jogo toda a existência".


"Também a formação do presbítero deve ser integral, completa; exige exercício ascético, constância e fidelidade heróica, em todos os aspectos que a constituem. Na base deve ter uma sólida vida espiritual, animada por uma relação intensa com Deus a nível pessoal e comunitário, com especial cuidado nas celebrações litúrgicas e na frequência dos sacramentos".


O Papa Bento XVI também enfatizou que "a vida sacerdotal requer um desejo crescente de santidade, um claro ‘sensus Ecclesiae’ e uma abertura à fraternidade sem exclusões nem parcialidades".


"Do caminho de santidade do presbítero também forma parte sua decisão de elaborar-se, com a ajuda de Deus, com sua própria inteligência e esforço, uma verdadeira e sólida cultura pessoal, fruto de um estudo apaixonado e constante. A fé tem uma dimensão racional e intelectual que lhe é essencial", acrescentou.


"Quem alcança o amadurecimento –prosseguiu o Pontífice– nesta formação cultural global pode ser mais eficazmente educador e animador dessa adoração ‘no Espírito e verdade’ da qual Jesus fala à samaritana. Tal adoração está chamada a ser um culto no qual o homem mesmo em sua totalidade de ser, dotado de razão, se faz adoração, glorificação do Deus vivo".


Por Ele, alentou a ter sempre "um profundo sentido da história e da tradição da Igreja. (…) Tendes a possibilidade de ampliar vosso horizonte com experiências de internacionalidade".


"Aprendei a conhecer as diversas situações das nações e das Igrejas no mundo, e a formar-vos em uma dimensão católica. Preparai-vos para estar perto de todas as pessoas que encontrardes, sem permitir que nenhuma cultura possa constituir uma barreira à Palavra de Vida de que sois anunciadores, também com vossa vida", exortou.


Finalmente o Papa afirmou que "a Igreja espera muito dos jovens sacerdotes na obra de evangelização e de nova evangelização. Os animo para que com o esforço cotidiano, enraizados na beleza da tradição autêntica, unidos profundamente em Cristo, sejais capazes de levá-lo à vossas comunidades com verdade e alegria"

Nenhum comentário:

Postar um comentário