Trocando de roupa para o Banquete Nupcial

Trocando de roupa para o Banquete Nupcial
Caminhada para o Céu

terça-feira, 19 de junho de 2012

Uma jovem judia convertida comove o mundo: sou feliz em meio de uma terrível enfermidade


ReligionenLibertad.com

Joni Seith

Uma jovem judia convertida comove o mundo: sou feliz em meio de uma terrível enfermidade

Ela fez do "tudo é graça" paulino, o lema de sua vida até o limite de afirmar que sua enfermidade degenerativa dos ossos também o é.


Gilberto Pérez/ReL -  21 diciembre 2010 -  religionenlibertad.com

Às vezes poderíamos pensar que a felicidade começa onde termina o sofrimento. E assim postergamos para uma manhã que provavelmente nunca chegará nossa decisão de amar e ser felizes. Porém Joni Seith, uma jovem judia convertida ao catolicismo, descobriu esse paradoxo da vida cristã: o valor salvífico e redentor da dor, e seu sofrimento, uma penosa enfermidade degenerativa do sistema ósseo, se converteu para ela numa "graça" que testemunha o mundo inteiro.

Buscar Cristo com os cinco sentidos
Nascida numa família na qual o judaísmo era mais cultural que religioso, de pequena participava com agrado das diversas tradições hebréias. No entanto, quando entrou na adolescência, levou uma vida "bastante mundana" pois, "Quem necessita de religião ou a Deus?".

Uns estranhos pesadelos, seu desencanto pela vida que levava, a depressão unidas ao testemunho de fé e paz com a qual sua avó deixou este mundo fazem que Joni vá em busca de igrejas de diferentes denominações para encontrar com o Messias.

"Finalmente entrei em uma igreja católica para ver o que tinha que oferecer. Cheguei durante sua celebração e de imediato me senti confortável. Então sucedeu algo que mudou minha vida para sempre. Campainhas soaram e o celebrante tomou em suas mãos um círculo branco. Enquanto mantinha o misterioso disco no alto para que todos o vissem, meus olhos se abriram. Vi a Verdade pela primeira vez. "Meu Senhor e meu Deus!" proclamei com todo meu ser, e chorava. Estava em casa. Imediatamente fui ver meus pais e lhes disse que me convertia ao catolicismo".

Depois de receber o batismo e contrair matrimônio que a abençoou com quatro filhos, Joni começa experimentar a crueldade de sua enfermidade. "A endometriose me fez tão debilitada que tiveram que fazer-me uma histeretomia completa com a idade de trinta e dois anos. Então os doutores descobriram que minha densidade óssea era a de uma mulher de oitenta anos de idade. A partir desse momento, meu corpo parecia desmoronar-se".

A perspectiva de levar uma vida marcada pelo sofrimento era algo que Joni não aceitava. E o padecimento começou a agravar-se. "Fui diagnosticada com fibromialgia". Em que pese a terapia "me encontrei sem sequer poder levantar-me do sofá.

Posteriormente, os médicos lhe diagnosticaram uma rara enfermidade genética do tecido conjuntivo chamada síndrome de Ehlers Danlos. O músculo e os tecidos conjuntivos unidos à base de sua coluna vertebral se tinham soltado dos ossos das costas na parte inferior.

A Graça veio
"Tudo o que podia fazer era rezar. E Deus me respondeu. Enquanto estava recostada no sofá, senti desespero. Porém Deus me permitiu ver o desespero através dos olhos de uma pessoa com fé. Aprendi num instante o que a fé era, e a fé em Deus faz a diferença na vida das pessoas.

"A Graça veio. A graça de crer n'Aquele que me amou mais que ninguém amava. A graça de aceitar que minha enfermidade permaneceria até que Ele cresse que estava pronta para curar-me. A graça de confiar n'Ele, que sabia melhor que ninguém como queria usar-me para seu bem. E Ele me regava com sua paz. Com este novo conhecimento aceitei minha deterioração de saúde. Apesar de que a enfermidade causou estragos em meu corpo, não roubou minha paz. A dor não diminuiu mas agora tinha a oportunidade de levá-la melhor. Deus me ensinou "o que oferecer". Tinha escutado a expressão, mas agora Ele queria que eu a vivesse".

Camisetas com mensagens católicas
Assim, e apesar de que estava destinada a estar prostrada em um sofá, Joni se sentiu que poderia pintar camisetas com mensagens católicas do sofá. Sua fé, seu esforço e o apoio de seu esposo e de uns amigos fizeram que nascesse hoje seu próspero negócio.

No entanto, sua saúde seguiu diminuindo. Agora tinha a densidad óssea de uma mulher de noventa anos. Seu pé se rompeu enquanto saía da igreja. Rompeu-se o esterno enquanto estava durmindo. "Tinha confiado em Deus antes, mas agora tinha chegado o momento de confiar realmente n'Ele".

Posteriormente se dedicou a escrever um livro sobre a vida dos santos para crianças. "Ele não ia deixar que perdesse a cabeça como estava perdendo meu corpo! Quanto pior me sentia, mais me inspirava o que ia desenhar e escrever. Deus me deu o presente de minhas obras de arte e nosso negócio de camisetas para manter-me na corda".

As "mortes misericordiosas", roubou de uma bênção
A experiência de Joni a leva a rechaçar a eutanásia. "Através destes desafios, Deus me deu uma conciência de que as chamadas "mortes misericordiosas" estão roubando os enfermos e os anciãos. A mentalidade da "cultura da morte" está tratando de romper a relação íntima com Jesus Cristo, do sacrifício de amor que Ele espera daqueles que sofrem. Este mundo quer roubar nossa paz, nossa alegria e a união de nossos sofrimentos com Ele. Este mundo quer roubar nossa oportunidade de amar como Jesus ama".

"Porém graças a Deus, Jesus me guardou de que o mundo me roube essa bênção. Ele me ensinou o que significa "porque oferecer". Tudo o que necessitamos fazer é pedir-lhe que derrame sua graça sobre nossos irmãos e irmãs para oferecer nossa dor e enfermidades, nossas decepções assim como nossas alegrias pelo bem dos demais. Deus nos ama tanto que Ele nos quer introduzir no sacrifício amoroso de sua cruz, o instrumento de seu amor e graça, sua paz e vida em nós -o mistério de seu Sacratíssimo Coração. Esta é uma grande lição para aprender".

Leia aqui o testemunho completo de Joni.


Gostou desse artigo? Comente-o com teus amigos e conhecidos: 
http://religionenlibertad.com/articulo.asp?idarticulo=12864

Nenhum comentário:

Postar um comentário